Classificar conceitos atualmente nem sempre é fácil, principalmente no que diz respeito à web e às plataformas sociais. O que é de fato uma rede social? O que define uma mídia social? Algum deles (ou ambos) tem a ver com mídias digitais?

Em âmbito geral, redes caracterizam pontos de conexão. Adicionando o fator social, temos então qualquer conjunto de pessoas unidas com interesses comuns: do almoço de família à reunião do trabalho – ações que independem da tecnologia.

A popularização do termo “redes sociais” se deu através da mudança na dinâmica da internet nos últimos anos. A facilidade de interação tornou mais fácil a aproximação de pessoas em um ambiente online, de rápida e efetiva resposta, onde indivíduos acabam formando novas redes sociais através de plataformas online. Portanto, ótimos exemplos de plataformas online de redes sociais são Facebook, Twitter e Instagram.

Seguindo no caminho das redes sociais, estão as mídias sociais, que também ocorrem em ambos universos, offline e online. São o resultado da difusão de conteúdo fora dos meios de comunicação de massa: tudo aquilo que é gerado nas redes sociais formadas por indivíduos, seja em suas reuniões familiares ou em um site que sirva como plataforma para tal.

A mídia digital, portanto, é a única que tem relação exclusivamente com elementos tecnológicos, representada por plataformas como jogos online ou banners eletrônicos, por exemplo. O celular e a televisão digital também caracterizam mídias digitais.

Para melhor exemplificar a relação, podemos citar uma revista em suas versões impressa e online: quando um anúncio é publicado na edição de papel, é difundido em uma mídia tradicional; no momento que é postado na versão online, torna-se mídia digital – definido exclusivamente pela plataforma de veiculação.

Atente-se à correta utilização dos conceitos. Ela pode de facilitar, por vezes, a comunicação no próprio ambiente online. Se alguma dúvida persistir, entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudá-lo.

Fontes: Mídia Buzz, Redator Web